E o que seria Longevidade?
O termo longevidade significa “aquele que atingiu idade avançada.”
Inicialmente, a longevidade era simplesmente a duração da vida, o ato de viver muitos anos. No entanto, com o avanço da medicina e da qualidade de vida, o conceito evoluiu.
Hoje, longevidade não se refere apenas a viver mais tempo, mas também a viver mais e melhor, com saúde, bem-estar e autonomia, focando na qualidade dos anos adicionais. Isso deu origem a expressões como “envelhecimento saudável” e “longevidade ativa”.
Estatisticamente a expectativa de vida global tem aumentado significativamente ao longo das décadas, impulsionada por avanços na saúde, saneamento básico, nutrição e educação.
Em 2023, por exemplo, o Brasil superou o patamar pré-pandemia, atingindo uma expectativa de vida de 76,4 anos. Em 1940, essa média era de apenas 45,5 anos no país, mostrando um salto impressionante.
A genética contribui em cerca de 30% para a longevidade, enquanto os outros 70% estão relacionados ao estilo de vida. Isso inclui alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos e cognitivos, controle do estresse, sono de qualidade e evitar hábitos prejudiciais como tabagismo e consumo excessivo de álcool.