Você já acordou e levantou da cama com a impressão de que estava tudo girando? E parado, já começou a sentir uma tontura? Será que esses sinais podem indicar algo sério? As otorrinolaringologistas Francini Pádua e Renata di Francesco alertaram que é importante procurar um médico para investigar esses sintomas porque há diversas causas para eles, como por exemplo, a posição do paciente, o metabolismo, problemas vasculares ou até mesmo infecções.
Para prevenir e tratar, no entanto, a solução pode ser mais simples do que parece – em vez de tomar remédios, o paciente pode, por exemplo, fazer exercícios e manobras de fisioterapia, como explicou a fisioterapeuta Carina Bezerra Rocha.
Os exercícios ajudam a colocar de volta os cristais que ficam dentro do labirinto, região responsável pelo equilíbrio – quando estão fora do lugar, são esses cristais que causam a sensação de vertigem e tontura. Vale ressaltar, no entanto, que a fisioterapia precisa ser bem indicada, dependendo da causa do problema e do paciente – por isso, é ideal procurar um médico antes para avaliar e direcionar o tratamento adequado.
Fonte: http://glo.bo/1ygOwvF